quinta-feira, 25 de outubro de 2012

(Des) Aceitável Futuro Brasileiro


Algumas pessoas dizem que é fácil não pensar em nada. Só que eu sou incapaz de continuar vivendo bem com certas falhas. É uma dor de uma parte de mim que exige o melhor e o correto. Não consigo esquecer que tenho problemas não resolvidos. Não posso dar um passo adiante se um pedaço de mim está ferido. Só que minhas lamentações não me ajudam em nada. Realmente não sei como consertar erros alheios e isso causa uma sensação de impotência que é muito incômodo. Sei que sofrer não adianta, mas não consigo conter minha revolta. Isso talvez me torne negativa, eu reconheço! Mas é uma forma de reconhecer que me importo realmente com as coisas, mesmo as que não consigo solucionar.
Vida é um desafio, mas poucos entendem isso. Hoje a falta de compaixão pelo próximo e a ganância por futilidades, tornaram a maioria das pessoas impotentes. A grande maioria da população brasileira, e também mundial, se acomodaram a aceitar uma individualidade imoral, aquela que invade a privacidade do próximo para se manter por “cima”. A todo momento pessoas tentam se dar bem, evitam correr riscos e se mantem neutras diante de todos os tipos de injustiças. Desde uma palavra de injúria proferida até um assassinato de inocentes.
Somos governados e discretamente controlados por imprensa e poderosos que querem manter a ignorância da maioria da população para manter o controle da exploração dos nossos impostos. Somos injustiçados e não fazemos nada, porque não sabemos o que realmente fazer pra mudar as coisas. Temos medo de morrer em uma guerra por um futuro onde talvez não façamos mais parte. Brigar? Enfrentar ricos e poderosos? Arriscar a minha vida? Pra quê? Pra deixar um mundo melhor pra uma geração que virá e nem sabemos se eles vão valorizar nossos esforços? Correr riscos e no final não sermos valorizados? Mas acontece que lá trás pessoas lutaram para abolir a escravidão, operários fizeram greves, mulheres queimaram sutiãs. Hoje eles não estão aqui pra poder usufruir dos direitos que eles lutaram pra conquistar. Devemos nos valorizar, não devemos temer um pedaço de papel, temos que saber que dinheiro é fácil de ser destruído.
Só que eu cansei de esmolas, todas as leis aprovadas após as revoltas e lutas pelos direitos, foram miseráveis. Assim como esses poderosos malditos!
Quantas grandes empresas vocês conhecem que não pagam aos seus funcionários o que realmente é de direito? E o pior é que os próprios funcionários tem medo que ir na justiça recorrer ao que lhe é de DIREITO, pois quando for tentar arrumar um novo emprego corre o risco de não conseguir. Porque MUITAS, A MAIORIA não paga salários corretos aos seus funcionários. São absurdos que acontecem com a maioria e que aceitamos calados, por puro medo.
Eu não estou falando que é fácil, muito pelo contrário. Estamos em um ponto que só se houver realmente uma participação de todos conseguiremos alguma coisa. Independente de cor, sexo, religião, opção sexual, língua, opiniões. Todos somos humanos devemos nos unir para, pelo menos, tentar. Existe sim, muita gente boa e honesta no mundo. E até pessoas que cometem crimes tem ou tiveram um dia algo de bom. E pra essa união dá certo temos que ter respeito acima de tudo. Isso sim é algo que pode dar PODER as pessoas. Devemos colocar o dinheiro no seu devido lugar. Dentro do bolso.
Tem muito serviço pra fazer, muitos projetos pra realizar, muitas reclamações pra ouvir. Eu sei por onde começar, numa boa educação. Porque pessoas inteligentes são mais capazes. Informação pra todos. 0% de analfabetismo e com isso as consequências surgiram. Com cidadãos que conhecem seus direitos e deveres seremos mais fortes e capazes.

Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.” ― Fernando Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário